sexta-feira, 28 de setembro de 2012

O que é uma Bikamper?

Modelo: Bikamper.
Aro: 26.
Medidas: 2m x 70cm.
Pessoas: 1.
Valor: U$169.07 em reais R$ 314.47.
Conteúdo: 1 Bicicleta, 1 Barraca e 1 Pano auxiliar de proteção.
Loja: Amazon (Loja Virtual) -http://www.amazon.com/gp/product/B000FIE3NW

Descrição: Esta bike é preparada para aventuras em ambientes desnivelados. É uma bicicleta comum mais com uma barraca já incluída nela.
Depois de montada, uma estrutura resistente à água é presa na parte dianteira da bicicleta até o chão, dando sustentação para todo o corpo da barraca. A barraca conta com tratamento especial com revestimento de malha em alguns pontos para aumentar a circulação de ar sem a intromissão de mosquitos e outros insetos que podem interferir no seu sono.






Saco de dormir

Entenda pra que serve um saco de Dormir
Uma pessoa dormindo produz apenas 25% da energia que ela produziria acordada, por isso é muito importante escolher bem seu saco de dormir. Sentir frio ou calor e suar muito durante a noite a ponto de
 não conseguir dormir bem não significa, necessariamente, que você comprou um saco de dormir de má qualidade. Pode demonstrar apenas que o saco de dormir que está usando não é o mais apropriado para sua situação ou local em que você está. Porém, para que as informações sejam mais bem assimiladas, vamos entender como perdemos calor e como mantê-lo.

Balanço Térmico: Se sentimos calor, então o calor gerado por nosso corpo é igual ou maior do que o calor perdido para o ambiente ao nosso redor. O calor é gerado pelo metabolismo. Mas, como perdemos calor? Isso se dá por:

Condução: Ao entrar em contato com uma superfície mais fria, nosso corpo começa perder calor, pois existe uma busca pelo equilíbrio térmico. Neste caso, estamos falando especialmente do chão embaixo de nosso corpo;
Convecção: Estamos constantemente aquecendo o ar à nossa volta, criando um “micro-clima” confortável. Porém, como este ar não fica aprisionado ao nosso redor, qualquer circulação de ar ou movimentação faz com que este ar seja carregado para longe, fazendo com que nosso corpo aqueça o ar à nossa volta de novo. Isso faz com que percamos calor constantemente.
Respiração: Ao respirarmos, o ar precisa entrar em nossos pulmões a uma determinada temperatura. Por isso, ao respirarmos um ar muito frio, nosso corpo perde calor ao aquecer o ar ao passar pelo sistema respiratório.
Evaporação: O suor é um mecanismo de redução da temperatura corporal. Quando evapora, o suor carrega consigo calor, fazendo com que a temperatura seja reduzida. Quando estamos dormindo em ambientes frios, o impacto da evaporação para a perda de calor é muito pequeno.
Irradiação: Nosso corpo está constantemente irradiando calor. Também não possui um impacto tão grande, mas é sempre bom usarmos um gorro ao dormir, pois muito calor é irradiado pela cabeça, uma vez que o couro cabeludo é muito irrigado por capilares. Por isso, sacos de dormir para locais mais frios sempre possuem um capuz.

As duas maneiras de se perder calor mais importantes para uma pessoa dormindo ao ar livre são condução e convecção.

Para uma noite confortável, precisamos de um balanço térmico satisfatório, ou seja:
Calor Gerado = Calor Perdido (por Convecção, Condução, Respiração, Evaporação e Irradiação).






Utensílios de cozinha

Utensílios de cozinhaQuando se pensa nos utensílios, geralmente lembra-se das panelas, talheres, pratos e copos. Alguns clubes esquecem de levar bacias para picar os alimentos e até mesmo faca. Para evitar esse incomodo atente-se à lista dos utensílios indispensáveis para o acampamento.

Faca – Deve ser boa de corte. Os desbravadores menores só devem usá-las sob a supervisão do conselheiro. Facas de serra são inapropriadas para descascar e cortar verduras, portanto evite-as. Não utilizar a faca da cozinha para cortar madeira, sisal ou abrir latas.

Conchas e colheres – É perigoso utilizar colheres e conchas de cabo muito curto para preparar as refeições. Para saber se está levando a quantidade certa conte quantos pratos haverá em cada refeição, deve haver uma para cada e mais uma de reserva.

Panelas – três costuma ser suficiente. O tamanho de cada uma depende do tamanho da unidade, de preferência que se encaixem entre si, assim há uma melhor utilização do espaço. Talvez possa incluir um fervedor para facilitar na hora de aquecer o leite ou prepara um chá ou cevada.

Ralador – é um pouco incomodo para transportar, mas facilita muito na hora de fazer a salada ou uma farofinha de cenoura.

Bacias – são indispensáveis para lavar e cortar os vegetais ou preparar uma salada.

Pano de prato – além de enxugar a louça, serve para tirar as panelas quentes da fogueira, cobrir os alimentos e etc.

Além desses é importante levar jarra, abridor de latas, potes ou vasilhas com tampa, fósforo e sacos para lixo. Não podemos esquecer também de levar bucha, sabão e esponja de aço.

Higiene

Mesmo estando no acampamento devemos manter os hábitos higiênicos como lavar as mãos, lavar frutas e verduras e não deixar lixo acumulado. Além destes, é necessário também outros cuidados:

Água – para cozinhar deve ser utilizada água filtrada ou fervida. Mesmo que a água venha de um riacho limpo é necessário purificá-la.

Armazenamento – os alimentos não devem ficar expostos diretamente ao sol e muito menos no chão. O mesmo em relação aos utensílios da cozinha.

Mesa – deve haver uma pequena “mesa”, um lugar para colocar os alimentos depois de prontos e servir de apoio no momento de prepará-los. Pode ser um caixote virado para baixo ou uma pioneiria. Seja criativo.

Lixo – para dispor do lixo orgânico (restos de comida, cascas de frutas e verduras) cavar um buraco no chão de uns 20 cm de largura por 40 cm de profundidade. Somente o lixo orgânico deve ser depositado nele. Jogar uma camada de terra para cobrir o lixo. O lixo seco deve ser levado de volta para casa. Para não gerar mau cheiro, enxágüe as embalagens e deixe tudo em um saco bem fechado.

Louça – deve ser lavada logo após a refeição. Se deixada para depois fica mais difícil de lavar além de atrair insetos. Se for lavar a louça em uma fonte de água corrente, usar sabão biodegradável e não deixar restos de alimentos por perto.

Alimentos perecíveis – muito cuidado com maionese, iogurte, queijo, leite, molho de tomate, etc., são alimentos que estragam facilmente fora da geladeira, principalmente depois de abertos.



Listamos aqui algumas receitas fáceis de preparar, que não necessitam de muitos utensílios e são gostosas.

Arroz Caipira

Com essa receita é possível fazer o arroz e as verduras em uma mesma panela. É bem prático. Serve de cinco a seis pessoas.

Ingredientes

2 xíc. de arroz
1 cenoura grande ou duas pequenas
1 espiga de milho
Alho ou tempero pronto
3 c.s. de óleo
2 c. chá de sal
Mais ou menos 1 litro de água

Modo de fazer

Doure o alho ou tempero, em seguida adicione o arroz e refogue até ficar brilhante. Acrescente a cenoura ralada e em seguida o milho cortado. Refogue por mais um minuto e acrescente a água. Quando a água do arroz estiver secando tampe a panela e reduza o fogo.


Roasted potato (batata assada)

É uma receita muito fácil que dispensa o uso de panelas, mas é um pouco demorada.

Ingredientes

Uma batata grande para cada membro da unidade
Requeijão ou molho de tomate
Sal
Papel alumínio

Modo de fazer

Lave bem as batatas e fure-as com um garfo, enrole-as em um papel alumínio e coloque nas brasas da fogueira. O tempo de cozimento depende da quantidade de brasas, mas costuma demorar de 1h00min à 1h30min. Espete a batata com um grafo ou palito para conferir se estão macias e retire da fogueira com cuidado. Retire a batata do papel alumínio, corte a batata ao meio e coloque uma pitada de sal. Coloque o molho de tomate ou requeijão por cima e sirva.

Tabule de acampamento

Ingredientes

1 pepino grande
2 tomates
1 cebola pequena
½ xíc. de triguilho
Sal

Modo de fazer

Coloque o triguilho de molho por 45 min. Corte o tomate, o pepino e a cebola em cubinhos. Escorra a água do triguilho e esprema-o bem. Misture tudo e acrescente o sal.

Maçã com goiabada

É uma sobremesa muito fácil e gostosa, também dispensa panela.

Ingredientes

Uma maçã para cada membro da unidade

Canela em pó Goiabada
Papel alumínio




Modo de fazer


Lave as maçãs e corte-as ao meio. Retire o miolo, polvilhe canela em pó em cada uma das metades. Coloque um pedacinho de goiabada na maçã, junte as duas metades e enrole no papel alumínio. Coloque as maçãs nas brasas da fogueira. Fica pronto em uns 30 minutos.

Mingau de aveia

Ingredientes

4 xíc. de leite
1 canela em pau
8 c.s. de aveia em flocos

4 c.s. de açúcar

Modo de fazer

Coloque todos os ingredientes em uma panelinha e leve ao fogo baixo. Mexa sem parar até atingir a consistência desejada. Retire a canela e sirva. Serve 4 pessoas.

O SECRETÁRIO DE UNIDADE

O SECRETÁRIO DE UNIDADE

O secretário de unidade é um membro escolhido pela unidade para preencher uma variedade de deveres especiais. O seu turno de serviço varia de 3 meses para 1 ano de rotação, dependendo da praxe adotada pela comissão
 docente. Durante todas as atividades do clube o secretário usa um distintivo indicando sua posição.

Seus deveres são:

1. Substituir os deveres do capitão quando ausente.

2. Verificar o retorno do todo equipamento da unidade após um acampamento, (trabalhar com o capitão, conselheiro, diretor associado e diretor da unidade). Anotar quando a necessidade de conserto.

3. Servir como mensageiro entre sua unidade e o diretor quando requisitado, pelo conselheiro.

4. Dar um formulário de justificativa a qualquer desbravador em sua unidade que estiver ausente, verificar os ausentes na próxima reunião para ver se a justificativa foi recebida e corrigir os apontamentos como é instruído.

5. Guardar todos o registros da unidade e a convite do secretário do clube ajudar a preencher o relatório mensal para a Associação.






Cantinho da Unidade

O CAPITÃO (ã) DE UNIDADE


O Capitão de unidade é um membro do clube escolhido pela Diretoria ou pelo Conselheiro ou até mesmo pela própria unidade para coordenar, organizar e animar a mesma, fazendo cumprir com sucesso o programa traçado, atra
vés do próprio exemplo e da influência pessoal, inspirando a cada membro a dar o melhor de si.

Para ensinar alguma coisa, primeiro é preciso praticar...não é mesmo?? O comandante da unidade deve ser o exemplo. Acima de tudo o capitão deve ser um líder espiritual, precisa experimentar o poder de Deus em sua vida, precisa viver os princípios de Deus em sua vida, precisa viver os princípios de Deus em seus atos.






Barraca Tentsile

Barraca  Tentsile

Vamos lá..

O nome dessa barraca é Tentsile. É
 um abrigo portátil e foi projetada pelo arquiteto Alex Shirley-Smith para que o usuário tenha a versatilidade de uma rede com o conforto e a segurança de uma tenda. É uma edição limitada e custa, nada mais nada menos, que 1.000 dólares (R$ 2.020,00 reais).

Ela pode ser montada em vários lugares diferentes desde que tenha uma lugar perto para que ela seja pendurada...hehehe...pode ser usada como uma casa safari seguro, um refúgio na montanha ou na praia, ou uma casa na árvore portátil que evita todas as restrições de planeamento, um abrigo na neve e etc...com tentsile o céu é o único limite.

Essa tenda, comporta cerca de 5, 8 ou 12 pessoas e possui uma escadinha de corda retrátil para o acesso...seu único probleminha, são seus 45kg e seria bem pesadinha para se carregar morro acima...hehehe

Video sobre a Tentsile: http://www.youtube.com/watch?v=yfbibk4oYIk&feature=player_embedded

Veja mais informações sobre esta barraca e fotos, em seu site oficial: http://www.tentsile.com/ (site em inglês)

Você pode também ver um rápido artigo em português, sobre esta barraca no blog:
http://blogdoguia.com/728/barraca-para-pendurar-em-arvores/



domingo, 16 de setembro de 2012

Ideais dos Desbravadores



 Ideais dos Desbravadores

  VOTO

    Pela graça de Deus,
      Serei puro, bondoso e leal;
          Guardarei a lei do Desbravadores
    Serei servo de Deus
     E amigo de todos


        LEI

         A lei do Desbravador ordena-me:
           Observar a devoção matinal: Farei oração e leitura da Bíblia todos os dias.
              Cumprir fielmente a parte que me corresponde: Cumprirei minhas tarefas e responsabilidades com honestidade.
     Cuidar de meu corpo: Serei temperante, higiênico, caprichoso e dedicado ao manter minha forma física.      Manter a consciência limpa: Não farei nada que possa ofender a Deus e a outras pessoas;
              Ser cortês e obediente: Serei bondoso, atencioso e educado com os outros
         Andar com reverência na casa de Deus: Em qualquer reunião onde se fala de Deus me comportarei com respeit  e silêncio.
             Ter sempre um cântico no coração: Serei alegre e feliz, não dando lugar ao mau humor
                Ir aonde Deus mandar: Estarei sempre disposto a fazer o bem onde for chamado.

           ALVO

                       A mensagem do advento a todo o mundo na minha geração.

       LEMA

             O amor de Cristo me motiva


           PROPÓSITO

             Jovens pelos jovens, jovens pela igreja, jovens pelos seus semelhantes

          OBJETIVO
           
 Salvar do pecado e guiar no serviço

            VOTO DE FIDELIDADE À BÍBLIA

Prometo fidelidade à Bíblia, à sua mensagem de um salvador crucificado, ressurreto e prestes a vir; doador de vida e liberdade


                        HINO DOS DESBRAVADORES

                            Nós somos os desbravadores
                         Os servos do Rei dos reis
                           Sempre avante assim marchamos
                        Fiéis as Suas leis
                            Devemos ao mundo anunciar
                         As novas de Salvação
                           Que Cristo virá em breve
                           Dar o galardão