< PIONEIROS ADVENTISTAS >
John Nevins Andrews(1829-1883)
J.N. Andrews foi um intelectual que alegrava-se em estudar
minuciosamente, para ele estudar era tão saudável quanto fazer atividades físicas.
Ele foi um colaborador importante trabalhando junto com James & Ellen White na liderança do
evangelismo para a Igreja.
Como Teólogo, Andrews fez grandes trabalhos para o desenvolvimento das
doutrinas da Igreja. Foi dele o estudo que determinou o significado dos dois
chifres de apocalipse 13 (O papado e os EUA). Ele também foi o criador dos
estatutos e leis da Igreja. Em 1855, depois de minuciosa investigação, Andrews
descobriu que o por do sol de sexta-feira era o inicio do Sabbath. Este então
foi adotado por toda a Igreja. Ele organizou a Igreja para que fosse
considerada um órgão legalizado diante da lei dos homens o que permitiu a
Igreja possuir bens e fundar instituições. Durante a Guerra Civil , Andrews
trabalhou para que não fossem convocados combatentes entre o povo Adventista.
Em 1860, ele estava envolvido na fundação da primeira Casa Publicadora .
Os anos seguintes, ele publicou seu extensivo trabalho de pesquisa, History of
the Sabbath & the First Day of the Week (História do Sábado e do primeiro
dia da semana) que não é mais republicado por conter muitas citações contra os
erros do catolicismo. Este foi na verdade uma revisão de um trabalho anterior
intitulado the seventh-day Sabbath in
history (O Sábado na História). Entre 1869-70, ele foi o Editor da Review and
Herald (Revista dos Arautos).
Em 1874, Ele tornou-se o primeiro missionário da Igreja enviado ao
exterior. Ele trabalhou ajuntando os guardadores do Sabbath espalhados pelo
mundo pregando as verdades complementares e levando todos a uma unidade de Fé.
Quando vivia em Basel, ele contraiu tuberculose e morreu aos 54 anos de
idade.
Joseph Bates (1792-1872)
Coma idade de 15 anos, Joseph Bates engajou-se em um navio comercial.
Nos vinte e um anos que se seguiram ele viveu a vida como marinheiro e capitão
de navios. Ele retornou a vida na civilização em 1828 com uma pequena fortuna.
Durante o despertamento Adventista, ele se aposentou como capitão tornando-se
um respeitado evangelista e um Líder Espiritual entre os Adventistas.
No inicio de 1845, Bates foi levado providencialmente a um entendimento da verdade relativa ao Sabbath o sétimo dia da semana, e em 1846 ele publicou um tratado de 48 páginas sobre este assunto. O respeitado Capitão era um dos mais velhos membros da nossa Igreja (a dos pioneiros), e ele se tornou o primeiro presidente da conferencia local dos adventistas. (Michigan, 1861). Ele viveu até aos 80 anos de idade. Uma razão para a sua resistência física, a despeito de muitos sacrifícios, era a sua dieta simples e hábitos de temperança. Ele organizou a primeira sociedade de temperança dos Estados Unidos. Bates era um homem muito espiritual e com uma visão clara das verdades e um homem com uma coragem de leão. Ele não temia em fazer sacrifícios quando o objetivo era o crescimento Espiritual. Vamos agradecer a Deus pelo veterano Capitão -- o Apostolo da verdade do Sabbath.
No inicio de 1845, Bates foi levado providencialmente a um entendimento da verdade relativa ao Sabbath o sétimo dia da semana, e em 1846 ele publicou um tratado de 48 páginas sobre este assunto. O respeitado Capitão era um dos mais velhos membros da nossa Igreja (a dos pioneiros), e ele se tornou o primeiro presidente da conferencia local dos adventistas. (Michigan, 1861). Ele viveu até aos 80 anos de idade. Uma razão para a sua resistência física, a despeito de muitos sacrifícios, era a sua dieta simples e hábitos de temperança. Ele organizou a primeira sociedade de temperança dos Estados Unidos. Bates era um homem muito espiritual e com uma visão clara das verdades e um homem com uma coragem de leão. Ele não temia em fazer sacrifícios quando o objetivo era o crescimento Espiritual. Vamos agradecer a Deus pelo veterano Capitão -- o Apostolo da verdade do Sabbath.
Sylvester
Bliss (1814-1863)
Sylvester Bliss era o mais hábil dos editores. Ele foi primeiro editor
assistente e depois Editor, do jornal Milerita The Signs of the Times. Ele era
um Congregacionalista de Hartford, Conneticut, com uma educação liberal ele foi
membro da Historical Society of Boston (Sociedade Histórica de Boston). Ele
também foi editor da The Advent Shield (A proteção do Advento) mais tarde editou
the Memoirs of Miller (1853) (Memórias de Miller). Entre os seus trabalhos
estão Commentary on the Revelation (Comentário sobre Apocalipse), The Time of
the End (O Tempo do Fim), and Analysis of Sacred Chronology (Analise da Sagrada
Cronologia). Ele permaneceu como editor da the Advent Herald (Os Arautos do
Advento mais tarde com nome The Signs of the Times - Os Sinais dos Tempos) até
a sua morte, Esta última permaneceu como órgão de um grupo de ex-Mileritas que
não aceitavam a doutrina da imortalidade condicional. (Fonte: SDA Encyclopedia)
Daniel T. Bourdeau (1835-1905)
Daniel T. Bourdeau foi um evangelista e missionário, era irmão de A. C.
Bourdeau. Aos 11 anos de idade juntou-se a Igreja Batista e aos 16 anos, com o
seu irmão, assistia a instituição Batista de língua Francesa em Grand Ligne,
Lower Canada. Em 1861 ele casou-se com Marion E. Saxby. Ordenado para o
Ministério na Igreja em 1858, ele, com seu irmão, gastaram muitos anos
evangelizando a Nova Inglaterra e o Canadá. Como é conhecido, os dois irmãos
foram os primeiros de descendência Francesa a aceitar a Fé Adventista.
Em 1868, com J. N. Loughborough, ele respondeu a um chamado de um grupo
Adventista na Califórnia, liderado por
M. G. Kellogg, para dirigir o trabalho dos Adventistas naquele estado.
Quando ele retornou para o Oeste em 1870
ele reassumiu o trabalho entre o povo de fala Francesa e organizou as igrejas
em Wisconsin e Illinois (1873).
Em 1876 ele foi para Europa e gastou anos evangelizando a Suíça, França,
e Itália, e trabalhou junto com J. N. Andrews no trbalho editorial. Novamente
em 1882, com o seu irmão, ele tomou o trabalho evangelistico na Europa,
trabalhando na França, Suissa, Corsega, Italia, e Alsace-Lorraine. Ao todo eles
gastaram sete anos em viagem. De volta a America (1888), ele continuou como
ministro e escritor, trabalhando primeiro como o povo de fala Francesa e depois
largamente com o povo de fala Inglesa.
(Fonte: SDA Encyclopedia)
John
Byington (1798-1887)
John Byington nasceu em Vermont, filho de um distinto pastor Metodista
que tinha servido como soldado no exército revolucionário. John foi batizado na
Igreja Metodista aos 17 anos de idade. A ele raramente era dado a oportunidade
de pregar.
Depois de se mudar para o estado de New York, ele ajudou a construir a
casa de adoração para a Igreja Metodista por volta de 1837 em Buck's Bridge.
Ele estava fortemente envolvido nos movimentos anti escravagistas, O que
eventualmente o levou a um cisma dentro da Igreja Metodista. John uniu-se a
nova Igreja Metodista Wesleyana e ajudou a construir a sua igreja e casa
paroquial em Morley.
Em 1844 ele ouviu sermões sobre a
breve volta de Cristo, e começou a estudar as profecias. Em 1852 H. W. Lawrence
deu a ele uma cópia da Review and Herald contendo artigos sobre o sétimo dia da
semana o Sabbath. Ele aceitou a verdade do Sabbath antes que seus anos
terminassem , e foi batizado. Ele ajudou a construir a primeira Igreja
adventista para os Sabatistas que foi construída para este propósito. James
& Ellen White convidaram-no para mudar-se para Battle Creek em 1858. John comprou uma
fazenda na vizinhança, e de lá iria viajar para o ministério de ajuntar os
crentes espalhados. Em 1863 com a idade de 65 anos ele aceitou ser o primeiro
presidente da então recém criada Igreja Adventista. Ele trabalhou como um
genuíno pastor e conselheiro durante o seu tempo como administrador da obra.
Então ele retornou para a sua fazenda, mas continuou suas vistas aos crentes no
em Michigan pelos próximos 22 anos. "Eu devo alimentar as ovelhas do rebanho,"
com esta celebre frase demonstrou qual é o dever de um pastor..., cuidar do
rebanho.
Merritt E. Cornell (1827-1893)
Nascido no estado de New York, e criado até os 10 anos no estado de
Michigan, Merritt Cornell cedo acreditou na mensagem do advento,e dedicou a sua
vida em prega-la. Em 1852 foi apresentada a ele a mensagem do Sabbath,
imediatamente ele começou a compartilha-la com outros, J. P. Kellogg e o sogro de Cornell, Henry Lyon, foram os
primeiros a quem ele pregou. Ambos aceitaram a evidência Bíblica do sagrado
Sabbath.
Com J. N. Loughborough durante o ano de 1854 em Battle Creek ele
organizou o primeiro encontro em tendas dos Adventistas Sabatistas. Ele
continuou a ser um ativo evangelista, trabalhando em varias ocasiões com Hiram
Case, James White, J. H. Waggoner, R. J. Lawrence, D. M. Canright, and J. O.
Corliss. Sua Esposa, Angeline, ajudou-o no evangelismo. Ele viajou de Maine
para Califórnia e para muitos estados ao Sul, defendendo a visão das escrituras
dos Adventistas, em debates públicos, presente em encontros evangelisticos, e
escrevendo artigos e noticias sobre suas experiências para a Review and Herald.
Como Pedro o apóstolo, ele era teimoso e tinha outras falhas sérias de caráter,
com as quais o Senhor batalhou com ele, enviando mensagens através da Sra.
Ellen White. Por quase 13 anos, de 1876 a 1889 ele não esteve envolvido com o
trabalho organizado, mas continuou a trabalhar por conta própria durante este
tempo. Em 1886 Ellen White escreveu que ele era "um homem profundamente arrependido,
e humilhado no pó." Nos últimos 3 anos de sua vida ele estava de volta ao
ministério organizado.
Owen
Russell Loomis Crosier (1820-1913)
O. R. L. Crosier era um pregador Milerita e Editor, de Canandiagua, New
York. Ele colaborou com Hiram Edson e o Dr. F. B. Hahn na publicação de pequeno
panfleto Milerita, O Alvorecer. Ele estava com Edson na manhã do grande
desapontamento em 22 de Outubro de 1844. Edson recebeu uma inspiração de Deus
onde Ele explicava que o erro dos Mileritas não era na data , mas sim no
evento; que Jesus tinha começado o seu trabalho como Sumo Sacerdote no
Santíssimo no Céu. Crosier, Edson,e Hahn entregaram-se ao estudo deste assunto,
e Crosier foi escolhido para escrever as pesquisas deles sobre este assunto e
esclarecer a questão do santuário.
Joseph Bates e James White estavam entre aqueles que foram convencidos
pelos artigos publicados. Quando Ellen White leu a segunda edição revisada e
expandida do artigo publicado no the Day-Star Extra, em 7 de fevereiro de 1846,
Ela imediatamente recomendou aos irmãos aquele artigo como "luz
verdadeira"
Quando Joseph Bates apresentou a mensagem do Sabbath para o grupo de
Edson, Crosier a principio aceitou a nova luz do Sabbath e guardou o Sabbath.
Mas eventualmente, ele abandonou a guarda do Sabbath, e também a sua visão do
santuário.
Mesmo sabendo que Crosier não fez outra contribuição a não ser o
desenvolvimento da doutrina do Santuário, ela é importante pois é exclusiva dos
Adventistas. O Plano da Salvação perfeitamente tipificado e maravilhosamente
explicado nos serviços e trabalhos operados no tabernáculo que Moisés
Construiu.
Charles Fitch (1805-1844)
Depois de estudar em Brown University em Rhode Island, Charles Fitch
começou o seu ministério na Igreja Congregacional em Abington, Connecticut. Em
março de 1838 Fitch escreveu para William Miller dizendo que havia lido a
literatura dele e que não duvidava da exatidão de sua visão. Por
aproximadamente 3 anos e meio, ele reteve-se de pregar a mensagem Milerita.
Eventualmente, ele pregava a doutrina da "Santidade" e foi
aconselhado a não faze-lo, Fitch sentiu que era necessário separar-se da Igreja
estabelecida.Esta separação o ajudou a não ser influenciado pelo temor do homem
que considerava a mensagem Milerita do advento.
Josiah Litch visitou Fitch e contou que ele precisava da doutrina do
segundo advento para ser adicionada a doutrina da santidade que ele já
conhecia. Litch deixou com ele mais literatura para que ele estudasse e pediu a
ele para se corresponder contando o resultado dos seus estudos. Estes estudo
levou-o a aceitação da doutrina do advento.
Pouco depois, Fitch viajou incansavelmente, entregando-se sem reservas
na proclamação da necessidade de preparação para a segunda vinda de Cristo, ele
mudou-se com a sua família para Cleveland, Ohio e promoveu encontros
evangelisticos e batismos por todo o estado de Ohio.
Em 1842, ele sentiu a necessidade de um quadro demonstrativo bem
detalhado, Fitch e Apollos Hale prepararam o tão famoso quadro ilustrando o
cumprimento da profecia dos últimos tempos de Daniel. Este foi usado amplamente
pelos Mileritas. O próprio Fitch usou este quadro e também outros ,materiais
ilustrativos, incluindo uma réplica da estatua de Daniel 2 que poderia ser
separada em várias partes. Charles Fitch ficou muito doente, provavelmente com
pneumonia, no mês de Outubro de 1844. ele tinha uma inflamação nos pés e nas
mãos causada pela água fria dos batismos que realizou. Ele morreu em uma
segunda feira dia 14 de outubro de 1844 poucos dias antes do dia 22, o dia
marcado para a grande volta de Cristo onde muitos estavam devido as pregações
realizadas por Charles Fitch...
Stephen
N. Haskell (1833-1922)
Stephen Haskell era um evangelista e administrador . Ele começou
pregando para Adventistas não Sabatistas em New England em 1853, e mais tarde
no mesmo ano ele começou a observar o Sabbath. Depois de seu trabalho,
realizado com sustento próprio em New England, em 1870 ele foi ordenado e
tornou-se presidente da conferência de New England (1870-1876, 1877-1887).
em 1870 ele organizou o primeiro tratado
da conferência e a primeira sociedade missionária e logo após ele organizou
sociedades similares em varias partes dos Estados Unidos. Ele foi três vezes presidente
Conferencia da Califórnia (1879-1887, 1891-1894, 1908-1911)e também da
conferencia de Maine (1884).
Em 1885 ele foi encarregado do grupo enviado a Austrália para
estabelecer uma denominação adventista e na Nova Zelândia. Em 1887, com tre instrutores Bíblicos ele começou o
trabalho adventista em Londres, Inglaterra. Ele fez uma viagem ao redor do
mundo em caráter missionário em 1889-1890, visitando o oeste da Europa, o Sul
da África, a Índia, a China, o Japão, e
Austrália.
Outra das primeira obras de Haskell, foi a organização da Igreja para os
Americanos de origem Africana na cidade de
New York (1902). Ele liderou o
trabalho de temperança em Maine (1911), Iniciou a impressão de livros para
cegos (1912), e colaborou no desenvolvimento do Hospital Memorial White
Memorial (1916). Entre seus escritos
estão The Story of Daniel the Prophet (A História de Daniel o Profeta), The
Story of the Seer of Patmos (A História do Profeta de Patimos), e The Cross and
Its Shadow (A Cruz e sua Sobra).
(Fonte: SDA Encyclopedia)
John Norton Loughborough 1832-1924
J. N. Loughborough tornou-se um Adventistas guardador do Sabbath através
das pregações de J. N. Andrews. Ele começou a pregar imediatamente e foi
ordenado em 1854.. Ele, junto com D. T. Bordeau, foram nosso primeiros missionários,
enviados a California em 1868. em 1878, ele foi enviado para a Europa. Ele foi
nesta mesma época presidente da Conferência de Illinois.Ele foi o primeiro
Historiador denominacional, e escreveu os livros, The Rise and Progress of
Seventh-day Adventists (O surgimento e o progresso dos Adventistas do Sétimo
Dia) e The Great Second Advent Movement
(O Grande Movimento do Segundo Advento).
Igualmente a muitos dos nossos pioneiros, Loughborough teve um real
interesse pelo trabalho literário. Ele e James White discutiam formas e
maneiras de fazer com que o trabalho de evangelismo avançasse. Foi sugerido que
se oferecesse livros aos ouvintes no momento das pregações, o povo iria pagar
um pequeno preço por eles. Esta seria a maneira o caminho estaria preparado para mais
literatura a ser produzida. O jovem Loughborough tentou este método, e foi um
sucesso. Loughborough verdadeiramente era um grande pioneiro, empregando o seus
muitos talentos para o desenvolvimento do trabalho onde quer que houvesse uma
necessidade. Loughborough era obediente à visão divina, e Deus o usou de um
modo poderoso para construir e levar adiante sua causa. Loughborough passou os
últimos anos no sanatório de St. Helena onde faleceu em paz com sua consciência
no dia 7 de abril de 1924, com a idade de noventa dois anos.
William
Miller (1782-1849)
O William Miller teve uma educação religiosa muito forte, mas ele estava
envolvido com as pessoas erradas. Os seus amigos puseram de lado a Bíblia e
tinham idéias vagas sobre Deus e a sua personalidade. Quando Miller tinha
trinta e quatro anos de idade se viu insatisfeito com o ponto de vista de seus
amigos. O Espírito Santo impressionou o seu coração, e ele voltou-se para o
estudo da Palavra de Deus. Ele achou em Cristo a resposta para todas suas
necessidades. O seu estudo o conduziu às grandes profecias que apontam para o
primeiro e para o segundo advento de Cristo. As profecias referentes ao tempo
despertaram a sua atenção, particularmente as profecias de Daniel e de
Apocalipse. No ano de 1818, como resultado de seus estudos das profecias de
Daniel 8 e 9, ele chegou à conclusão que Cristo voltaria em algum tempo no ano
de 1843 ou 1844. Ele hesitou até 1831 antes de começar a anunciar o resultado
de seus estudos. Do seu primeiro serviço público nós podemos marcar o começo do
movimento do Advento na América do Norte. Nos meses e anos que se seguiram,
100.000 pessoas vieram a acreditar na iminência da segunda vinda de Cristo.
Após a grande decepção de 1844, Miller ainda viveu durante vários anos. Ele
descansou em Cristo em 1849. Hoje está enterrado na pequena capela próximo a
sua casa em Low Hampton, Nova Iorque, construída pelo próprio Miller antes de
sua morte. Apesar do seu engano a respeito do evento que iria acontecer em
1844, Deus o usou para despertar o mundo para proximidade do fim, e preparar os
pecadores durante o tempo do julgamento.
Thomas M. Preble (1810-1907)
T. M. Preble era um ministro Batista voluntário de New Hampshire, e um
pregador Milerita. Ele aceitou o Sábado sagrado em meados de 1844 (talvez da
Sra. Rachel Oakes ou outra pessoa em Washington, New Hampshire). Ele foi o
primeiro adventista a defender o Sábado sagrado através de impressos. O seu
artigo "na Esperança de Israel" (um periódico adventista de Portland,
Maine) de 28 de fevereiro de 1845, foi reimpresso em forma de um tratado,
mostrando que o sétimo dia deveria ser observado como o Sábado sagrado. Este
por sua vez foi que apresentou o Sábado sagrado de sétimo-dia a Joseph Bates
que depois escreveu o seu própria tratado sobre o Sábado sagrado. Mas Preble só
observou o sétimo dia até meados de 1847. Em anos posteriores ele escreveu
contra o Sábado sagrado na "Crise do Mundo" (um jornal cristão do
Advento) e no seu livro "O Sábado sagrado do Primeiro-dia".
Uriah
Smith (1832-1903)
Em Dezembro de 1852, Uriah Smith aceitou a mensagem ensinada pelos
adventistas guardadores do Sábado sagrado e logo era um associado com
interesses nas publicações dos crentes em Rochester, Nova Iorque. Por mais ou
menos meio século ele foi o editor ou fez parte do pessoal que editava o jornal
da igreja, o tão conhecido "the Review and Herald". Smith foi o
primeiro Secretário da Conferência Geral que nasceu em 1863. Ele é mais
conhecido pelo seu livro, "As Profecias de Daniel e Apocalipse". Ele
foi o primeiro professor de Bíblia na Faculdade de Battle Creek. Smith era
visto freqüentemente mancando nas ruas de Battle Creek com a sua bengala e
pernas artificiais, porque ele tinha sofrido uma amputação quando menino
adolescente. W. A. Spicer nos dá a sua impressão de Uriah Smith: "Eu
sempre passava em frente ao escritório onde ficava o editor Smith da "the
Review and Herald" em Battle Creek " como um menino olhava com temor:
lá estava uma notificação na porta em tinta roxo-colorida escura e em letras grandes:
Sala do Editor .
Ocupado? Sim, sempre.
se você tem qualquer negócio,
cuide de seu negócio,
e nos deixe cuidar do nosso negócio.
Smith era um homem que estava na marcha. Embora ele estivesse ocupado
com o negócio do Deus e ele dissesse aos outros para cuidar dos deles, ele era
um homem cortês e compassivo.
George Storrs (1796-1879)
Nascido no New Hampshire, George Storrs foi convertido e se juntou à
Igreja Congregacional com a idade de 19 anos. Ele sentiu o chamado para pregar,
e uniu-se ao ministério metodista em 1825 pela influência de um consagrado
ministro metodista . Ele pregou muito sobre a escravidão, chegou mesmo a ser
preso em 1835 enquanto pregava para os escravos durante uma reunião da
sociedade anti-escravagista. Ele foi libertado depois de um longo
interrogatório.
Em 1837 ele estudou na Bíblia sobre o estado dos mortos depois de ler um
tratado sobre o assunto. As sua conclusões levou-o a deixar a igreja metodista.
Em 1842 ele publicou seis sermões sobre este assunto. No mesmo ano ele ouviu a
mensagem do Advento, e começou a pregar pela breve volta de Cristo, e
distribuía cópias dos seus "Seis Sermões" enquanto pregava.Charles
Fitch escreveu para ele em 25 de janeiro de 1844: "Como você tem lutado nas
batalhas de Deus sozinho a muito tempo, o assunto do estado dos mortos, e da
destruição final do mau, eu lhe escrevo isto para dizer, que eu estou afinal,
depois de muito pensamento e oração, convicto do meu dever para com Deus e
preparado para tomar posto ao seu lado." Storrs publicou um jornal chamado
"O Examinador da Bíblia" em 1843 até que ele morreu em 1879. Ele não
aceitou a mensagem de santuário que explicava a decepção de 1844, nem a verdade
do Sábado sagrado de sétimo-dia, mas continuou acreditando na Bíblia sobre o
estado dos mortos.
Joseph
Harvey Waggoner (1820-1889)
Embora sendo um homem com pouca educação formal, J. H. Waggoner era um
gigante em realizações literárias, mestre de grego e hebreu, teólogo educado,
um editor realizado, um pioneiro em reforma da saúde e liberdade religiosa, e
uma fortaleza como pioneiro na mensagem final da verdade. Quando Waggoner ouviu
pela primeira vez a mensagem adventista em dezembro, 1851, era o editor e publicador de um jornal
político. Evidentemente Waggoner duvidou que ele pudesse ser salvo, porque ele
não fez parte do movimento de 1844,. Ellen White o encorajou a esperar em Deus
e a dar seu coração completamente a Jesus, o que ele fez então em 1852. Ele
lançou os seus charutos no fogão no dia em que aceitou o Sábado sagrado, e ele
juntou-se a Joseph Bates como um forte advogado da vida temperante.Por volta de
1853, Waggoner dedicou a sua vida sem reservas à propagação da mensagem
Adventista. Tendo aprendido o ofício de publicação ainda moço na Pennsylvania e
Illinois, seus talentos foram empregados muitas vezes em tarefas editoriais.
Como James White, ele se tornou editor
do jornal Signs of the Times e foi o primeiro editor do jornal Pacific Health e the American Sentinel (um jornal sobre
liberdade religiosa).
Ellen G. White (1827-1915)
Ellen Harmon nasceu em Gorham, Maine. Ela e sua família ouviram a
primeira pregação de William Miller em 1840. Ela se converteu em um acampamento
da igreja metodista naquele mesmo ano, e foi batizada dois anos depois. Em
dezembro de 1844, Ellen recebeu a sua primeira visão, esta se referia às
viagens do povo do advento para a cidade de Deus. Deus a chamou para um longo
ministério como mensageira do Senhor. Ela conheceu James White em fevereiro de
1845, e eles se casaram em agosto de 1846. O primeiros anos do matrimônio foram
marcados pela pobreza, trabalho árduo e pouca saúde de ambos. Em 1849 Deus deu
uma mensagem a Ellen, dizendo para James começar um trabalho de publicação,
James então começou a publicar a jornal A Verdade Presente ( the Present
Truth). Além de mensagens dadas a ela para pessoas específicas, a Sra. White
recebeu visões e sonhos que mostravam as verdades da Bíblia a serem estudadas
no nosso tempo. Ela escreveu tópicos extensivos sobre a grande controvérsia
entre Cristo e Satanás, métodos de saúde, métodos de educação e relações
familiares e religiosas. A partir de suas mensagens, os adventistas pioneiros
criaram uma cadeia de instituições na área escolar, hospitalar e na área
editorial e gráfica, que no seu inicio servia a raça humana e levava-os a
conhecer o evangelho e o Criador. Hoje, estas intuições servem a um clero
déspota que as utilizam totalmente fora de seus objetivos principais,
cumprindo-se assim uma das profecias proferidas por Ellen (O Alfa e Ômega da
Apostasia). Ela fez os seus mais extensivos trabalhos durante as últimas três
décadas de sua vida. Durante estes anos ela trabalhou particularmente com
outros para trazer a mensagem da verdade pela fé em um fim próximo estabelecido
por Deus. Esta mensagem que ela empreendeu começou a ser rejeitada por aqueles
que já dominavam a direção das instituições. Os últimos anos da Sra. White
foram vividos na Califórnia. Enviada para lá por aqueles que desejavam que ela
não mais tivesse peso dentro das decisões nas instituições. Porém Deus
continuou falando por ela até o fim, e suas mensagens ainda guiando,
reprovando, instruindo a igreja exortava-os a retratar-se dos seus erros, e
apontava aos pecadores a Jesus e a cruz, e soava-lhes a chamada de trombeta
para prepararem-se para o encontro com Deus.
James Springer White (1821-1881)
Quando jovem James White era um professor escolar. Mais tarde ele se
tornou um ministro Cristão em Maine. Ele aceitou a visão de William Miller’s
sobre o segundo advento e teve êxito pregando a doutrina da breve vinda do
Salvador. Ele era um bom líder, um
missionário talentoso e capaz; pregava o evangelho com poder em publico. Ele
não só participou com William Miller, Joseph Bates, e com outros pastores
anunciando o advento de nosso Deus por volta 1840, como também deu continuidade
ao movimento Millerita, tornando-se o primeiro grande apóstolo da mensagem
Adventista. James White foi o publicador do primeiro periódico emitido pelos
Adventistas, Verdade Presente (1849); foi o primeiro editor da Review and
Herald (1850), Instrutor Jovem (1852), e de Sinais dos Tempos (1874). Ele foi
presidente da Conferência Geral entre 1865-1967, 1869-1871, e 1874-1880. Se há
um fundador das insituições de Publicação dos adventistas, este foi James White
junto com a sua esposa Ellen. Ele foi o patrocinador e promotor da Pacific
Press, a maior publicadora dos Adventistas, hoje um conglomerado capitalista
servindo aos interesses do clero. Ele morreu em 6 de agosto de 1881, quando
tinha só sessenta anos de idade. Literalmente trabalhou até a sua morte. Os
irmãos apoiavam-se tanto na sua pessoa que sentiram profundamente a sua morte.
Seus sessenta anos de vida foram vividos abnegadamente e com muitos sacrifícios
pessoais. Nenhum outro ministro adventista fez mais que ele para construir os
princípio e objetivos das instituições adventistas. Hoje estes princípios foram
totalmente desvirtuados e até abandonados para dar lugar a uma nova ordem de
administração voltada para números mais do que para a salvação de almas.
Embora o A. T. Jones e E. J. Waggoner fossem jovens, são considerados
pioneiros. A mensagem que Deus lhes deu é "uma mensagem especial",
"a mais preciosa mensagem a ser dada ao mundo", a fim de preparar um
povo para o grande dia de Deus". "Esta foi uma mensagem pessoal de
Cristo" (E. G. W. 1888 Materiais, pág. 43, 1336-1337, 1814, e 348). A
contribuição deles é hoje notadamente apreciada entre os verdadeiros adorados
de Deus, os Adventistas Bereanos.
Alonzo T. Jones (1850-1923)
Com a idade de 20 anos, A. T. Jones prestou três anos de serviço ao
Exército. De forma bastante interessante, ele gastou muito do seu tempo
produzindo uma grande quantidade de trabalhos históricos das publicações dos
adventistas e da Bíblia. Ele foi batizado quando deixou o Exército, e começou a
pregar na Costa Oeste dos EUA. Em maio de 1885, ele se tornou o editor do
periódico Sinais dos Tempos (Signs of The Times), mais tarde ele uniu-se a E.
J. Waggoner. Em 1888, estes dois homens mexeram com a sessão da Conferência Geral
em Mineápolis com a pregação sobre a Justificação pela fé. Depois disso,
durante vários anos eles pregaram da costa oeste a costa leste dos EUA sobre
este assunto. Ellen White os acompanhou em muitas ocasiões. Ela viu na
apresentação de Jones "o assunto precioso da fé e da justiça de Cristo...
uma fonte de luz" (EGW 1888 Materiais, pág. 291). Jones foi membro do
comitê da Conferência Geral em 1897 editor chefe da Review and Herald de 1897 a
1901. Em 1889, com J. O. Corliss, ele falou contra uma lei em defesa do domingo
como dia de observância no Congresso norte-americano; a lei foi derrotada.
Depois disso ele passou a ser um defensor proeminente do direito de liberdade
religiosa, servindo como editor e precursor da revista Liberdade (Liberty
Magazine). Depois de ser o presidente da Conferência da Califórnia (1901-1903),
ele uniu-se aos partidários de Dr. J. H. Kellogg contra os conselhos de E. G.
White, um movimento que depois de umas séries de enganos infelizes e escolhas
não inteligentes, motivou a sua saída dos cargos denominacionais e a perda da
condição de membro da igreja. Jones permaneceu um guardador do Sábado sagrado e
leal à maioria das outras doutrinas da igreja. Hoje ele é lembrado
especialmente por sua participação na proeminente doutrina da justificação pela
fé.
Dr. Ellet J. Waggoner (1855-1916)
Em 1884 E. J. Waggoner se tornou editor assistente de Sinais do Tempos
(Signs of the Times), tendo seu pai como chefe, J. H. Waggoner. Dois anos
depois, ele e A. T. Jones tornaram-se editores do mesmo jornal, Waggoner
permaneceu nesta posição até 1891. Na sessão da Conferência Geral de 1888 em
Mineápolis, Minesota, ele e Jones deram as famosas séries de sermões sobre
justificação pela fé. Em 1892 ele se tornou editor da revista Verdade Presente
(Present Truth) na Inglaterra, onde ele viveu até 1902. Enquanto esteve lá ele
administrou, com W. W. Prescott, um treinamento de trabalhadores para escolas,
e por pouco tempo foi presidente da Conferência Sul da Inglaterra. Depois de
voltar aos Estados Unidos, ele fez parte do corpo de funcionários da
Universidade Missionária Emmanuel (Emmanuel Missionary College). Problemas familiares
o conduziu ao divórcio e a um novo matrimônio, resultando no seu desligamento
das funções denominacionais . Alguns usaram isto como um pretexto para
desacreditar o seu testemunho positivo sobre a mensagem da justificação pela
fé. A Sra. White uma vez o advertiu sobre o que poderia acontecer se ele fosse
subvertido pelas tentações do inimigo. Apesar do que lhe aconteceu, a Sra.
White declarou sobre a mensagem, "eu vejo a beleza da verdade na
apresentação da justiça de Cristo em relação à lei como o doutor tem
apresentado a nós." MS 15, 1888. Ela também disse, "Quando Deus deu a
meus irmãos o fardo de proclamar esta mensagem, eu me senti profundamente
agradecida a Deus, porque eu sei que esta é a mensagem para este tempo."
SRA. 24, 1888.
W. W. Prescott foi o primeiro a tentar introduzir entre os pioneiros
adventistas a doutrina pagã da trindade, adotada no cristianismo apostatado de
Roma Papal e difundida pelo catolicismo, Romano. Na Conferencia Bíblica de
1919, logo a pós a morte da Sra. White (1915),
Prescott deu uma série de estudos intitulados, "A Pessoa de
Cristo". Estes estudos, promoviam o trinitarianismo pagão, porém não foi
recebido universalmente pelos delegados. A discussão que se seguiu às
apresentações de Prescott, foi bastante intensa. O Presidente da Conferência
Geral A. G. Daniells, tentando tranqüilizar as discussões declarou,: "Nós
não vamos votar no trinitarianismo ou no arianismo, mas nós devemos pensar
sobre isto." (Transcrito da
Conferência Bíblica de 1919). Embora W. W. Prescott tenha tentado
introduzir a trindade pagã entre os primeiros adventistas, resolvemos citá-lo
por sua contribuição administrativa. Tem sido "exemplo" para aqueles
que administram as instituições adventistas de hoje.
William Warren Prescott (1855-1944)
W. W. Prescott era pedagogo e administrador. Os pais dele foram
Milleritas em New England. Ele se formou na Faculdade de Dartmouth em 1877. Ele
serviu como diretor de escolas secundárias em Vermont, e publicou e editou
jornais em Maine e Vermont antes de aceitar a presidência de Faculdade de
Battle Creek (1885 a 1894). Enquanto presidente da Faculdade de Battle Creek
ele ajudou a fundar a Faculdade da União (Union College) e se tornou seu
primeiro presidente em 1891. Mais tarde em 1892, ele assumiu a presidência da
recentemente fundada Faculdade de Walla Walla. Por causa de sua reputação como
um estudante Bíblico ele foi chamado para fazer uma excursão mundial
(1894-1895) fundar institutos Bíblicos e fortalecer os interesses educacionais.
Retornando a América em 1901, ele se tornou vice-presidente da Conferência
Geral, presidente da mesa de publicações da Review and Herald e editor da
mesma. Ao renunciar esta redação em 1909, ele editou a Revista protestante
durante sete anos. Ele foi secretário de campo da Conferência Geral de 1915 até
a sua aposentadoria em 1937, servindo durante este tempo como diretor da
Faculdade Missionária Australasiana (1922), e como chefe do departamento de
Bíblia na Faculdade da União (Union College) (1924-1928). Ele passou o ano 1930
visitando as igrejas e instituições na Europa. No seu retorno ele escreveu A Pá
e a Bíblia (The Spade and the Bible), neste período ficou como chefe do
departamento de Bíblia da Faculdade Missionária Emmanuel, um posto que ele
ocupou até 1934.
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